Motobomba ou Bomba d’Água, como escolher?

Para ajudar a como escolher a bomba d’água ou motobomba, segue neste conteúdo dicas para a transferência e bombeamento de água limpa sem partículas. No entanto, os princípios se aplicam para quaisquer líquidos.

Além disso, é recomendado analisar a possibilidade da bomba entrar em contato com os produtos que se quer bombear. Entre eles, ácido corrosivo, óleo, combustível, leite e outros.

Dito isso, uma bomba d’água, também chamada de motobomba, de forma geral, é usada com o objetivo de transferir água de um local para outro. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Remover água da chuva que acumulou em uma obra.
  • Retirar do rio ou do açude de uma propriedade rural para irrigação da plantação.
  • Levar do poço artesiano para uma caixa d’água.
  • Transferir da cisterna do andar térreo do prédio para a caixa d’água dos demais andares.

Já para comprar a bomba d’água ideal é necessário saber o que é M.C.A.

O que é M.C.A

Da mesma forma que metros são unidades de medida de tamanho e metros cúbicos são unidades de volume, M.C.A. é uma unidade de medida de pressão. Normalmente, ela é usada para dimensionar bombas d’água e produtos hidráulicos.

Desse modo, M.C.A. quer dizer Metros de Coluna d’Água e refere-se a qual pressão que a água exerce sobre determinada altura.

Assim, 1 M.C.A. = 1 metro de altura.

Para entender melhor: o chuveiro elétrico do banheiro necessita de, pelo menos, 1,5 M.C.A. e no máximo 40 M.C.A. para funcionar.

Em outras palavras, a caixa d’água precisa estar no mínimo a 1,5 metro acima do chuveiro da residência e a caixa d’água deve se localizar no máximo a 40 metros de altura do chuveiro.

Dessa maneira, uma altura abaixo de 1,5 m não fará pressão suficiente para o chuveiro funcionar. De modo similar, com uma altura superior a 40 metros, os componentes do chuveiro não vão suportar tamanha pressão.

Por isso, nas construções com mais de 40 metros, é comum que as construtoras instalem válvulas de redução de pressão.

Então, ao escolher a bomba d’água ideal, é necessário analisar a que altura (pressão), também chamado de desnível, deve-se bombear a água. A altura de bombeamento é medida em M.C.A.. Lembre-se 1 metro de altura = 1 M.C.A.

Alturas, vazão, tubulações e conexões

É preciso levar em consideração também os seguintes aspectos:

Sucção – Altura e comprimento da tubulação entre a água e a bomba

Também chamado de sucção. Um exemplo para melhor entendimento: em um poço, calcula-se a superfície da água até a entrada da motobomba. Essa é a altura de sucção. Em poços, usualmente, altura e comprimento da tubulação de sucção são iguais.

Mais um exemplo: a captação de água de um rio, que é feita ao subir um pequeno morro até a bomba.

A altura pode ser 1 metro (elevação/desnível do rio até a motobomba) e o comprimento da tubulação 20 metros. Ou seja, corresponde à distância entre o rio e onde a motobomba está instalada.

Altura de Recalque – Altura e comprimento da tubulação até o destino final da água

Altura (desnível) e comprimento da tubulação até a caixa d’água ou reservatório para onde se quer levar a água.

Chamada ainda de altura de recalque é a medida da saída da bomba até a entrada da caixa d’água. Também é representada pela unidade de medida M.C.A.

Vazão da água

É a quantidade de litros de água que se deseja transferir em um determinado tempo, por exemplo, m3/hora, litros/hora ou litros/minuto.

Tubulações e Conexões

É necessário determinar a bitola da tubulação 3/4 , ½ , 1″  e o material dos tubos (ferro ou PVC). É possível comparar o PVC a uma estrada asfaltada e a tubulação de ferro nova a uma estrada asfaltada com alguns buracos.

Ou seja, é necessário andar em velocidades distintas em cada uma delas. O mesmo ocorre com a água. Se for um tubo de PVC, a água se move mais rápido e no tubo de ferro novo a água anda com um pouco de lentidão.

Além disso, as conexões hidráulicas, válvulas, registros e joelhos são outros componentes que contribuem para que a água reduza a sua velocidade. Portanto, vale a pena contar quantas conexões devem ser instaladas na rede toda. Após, basta calcular as perdas.

Motobomba para Poço

É necessário usar uma trena a laser para medir a profundidade do poço. Não se esqueça de medir a borda do poço até a bomba, sendo que essa é a altura de sucção. Caso não possua a trena a laser, é possível utilizar uma corda com um peso amarrado.

Nesse caso, desça a corda até o peso encostar na água e faça um nó na corda na altura onde vai ficar a bomba. Depois, basta medir a corda com uma trena, do nó ao peso. Em poços, considera-se apenas a altura de sucção.

Motobomba para Irrigação

É comum que nos sistemas para irrigação seja necessário deslocar água do rio, que costuma estar localizado na parte mais baixa do terreno. Para tanto, é preciso medir o comprimento da tubulação, o que é feito com uma trena.

Se assim for, atente-se à medida “a passo”, uma vez que ela pode apresentar muita variação e se isso acontecer corre-se o risco de escolher a bomba errada.

Então, é necessário:

  • Nível de bolha;
  • Caneta e papel para anotar;
  • Linha de pedreiro;
  • Cabo de vassoura, marcado com 1,50 m

O primeiro passo é determinar o trajeto da tubulação sobre o terreno, da água até a bomba e da bomba até a caixa d’água. É preciso caminhar nesse trajeto e fazer a medição de distância (comprimento) e altura.

Confira o seguinte exemplo, no qual é usada uma tubulação de ferro usado de ¾ “:

É necessário 3.000 litros (3 m3) para cada irrigação. As plantas serão irrigadas de manhã e de tarde. Portanto, precisa-se de 3m3 na caixa d’água às 8h e outros 3m3 às 16h. A bomba vai ficar ligada 1 hora pela manhã e 1 hora de tarde.

No desenho (abaixo), serão indicadas as conexões da rede. Deve-se medir a distância e a altura do rio até a bomba (sucção) e da bomba até o alto do morro, (recalque), onde está a plantação a ser irrigada de forma manual com regador.

Então, comece medindo a altura e a distância. Uma pessoa deve segurar o cabo de vassoura na vertical e a linha de pedreiro na marca de 1,50 m do cabo. A outra pessoa sobe o morro, desenrolando a linha de pedreiro nivelada, até que ela toque o solo.

Depois, deve-se verificar se a linha está nivelada, encostando o nível bolha na linha. Quando a linha encostar no chão, é preciso marcar 1,5 metro altura – x metros de distância no papel.

A pessoa que está com o cabo de vassoura pode medir a distância com uma trena até onde a linha encostou no chão. Essa distância também deve ser anotada, ao lado do 1,5 metro de altura. O procedimento é repetido até chegar onde a bomba d’água será instalada.

Ao somar as medidas de altura, tem-se a altura de sucção e ao medir o trajeto dos tubos tem-se o comprimento da tubulação de sucção.

Ao caminhar no terreno, consegue averiguar ainda onde serão necessárias as conexões, para que os tubos sejam conectados à bomba. É importante contar as conexões e anotar.

Dessa maneira, tem-se todas as informações necessárias para calcular e escolher a bomba d’água certa.

Além disso, comece de novo a medir com o cabo de vassoura onde a bomba será instalada. Agora, meça a altura e distância até chegar onde será instalada a caixa d’água.

Ao somar as alturas de quantos cabos de vassoura foram necessários para chegar até a caixa d’água, obtém-se a altura de recalque. E ao somar as distâncias obtém-se o comprimento da tubulação de recalque.

Lembre-se, é necessário verificar o número de conexões que é preciso para instalar a rede de tubo.

Abaixo seguem os exemplos descritos:

Bombas-1
Bombas-2

Este é realmente um assunto denso. Se tiver qualquer dúvida, comente abaixo que teremos o prazer de lhe ajudar!

Altura Recalque = 6m = 6 M.C.A. (para onde a agua será transferida)

Distancia Recalque = 11,10 m * 3,5% = 0,4 M.C.A.

TOTAL = 6 + 0,4 = 6,4 M.C.A.

Altura Sucção = 1,5m = 1,5 M.C.A (onde a água será puxada)

Vamos cotar uma bomba com as caracteristicas

Altura de Recalque 6,4 M.C.A.

Altura de Sucção 1,5 M.C.A.

Vazão de 3m3/hora    (ligar a bomba somente 1 hora de manha e 1 hora à tarde)

Opções de Bombas para Você Comprar

Bomba Periferica Ferrari Acquapump 1/2cv – 127v Ferrari Amarelo

A Bomba Periférica é um equipamento versátil e indicado para diferentes aplicações, como em poços, reservatórios, caixas d’água, rios e cisternas, além de ser útil no abastecimento de residências, indústrias e em pequenas irrigações agrícolas. Com componentes inclusos e peso de 3950 gramas, essa bomba tem comprimento de 28 centímetros, largura de 14.5 centímetros e altura de 17 centímetros, sendo compacta e fácil de transportar. Vale ressaltar que essa bomba não funciona com bateria ou pilha.

Avaliações dos Usuários (Compradores reais):

As avaliações da Bomba Periférica indicam uma boa experiência do produto. Alguns usuários afirmaram que a construção parece ser de qualidade, embora não tenham certeza sobre sua durabilidade. Outros usuários destacaram a facilidade de instalação e o desempenho do produto, sendo considerado ótimo, durável, silencioso e capaz de atender às necessidades de transferência de água de forma eficiente.

Compre na Amazon:

Bomba Submersa 450W BSV450 220V Vonder – 6886450220

A bomba de água Vonder 6886450220 é indicada para esgotamento, drenagem e transferência de água de reservatórios, caixas, cisternas, água de piscinas, pequenos lagos e tanques, com capacidade de até 7.000 litros por hora. É capaz de transportar água limpa ou suja com partículas em suspensão de até 20 mm (mangueira de 1.1/4″) e 16 mm (mangueira de 1″). Possui chave boia para ligar e desligar automaticamente de acordo com o nível da água, evitando funcionamento a seco, e cabo de alimentação com 10 metros de comprimento.

Compre na Amazon:

Bomba de Água Periférica 1/2CV Conexão 1Pol. 8 metros Razi Voltagem:110V

A Bomba de Água Periférica 1/2CV da Razi é um equipamento de transferência de água limpa e isenta de sólidos, indicado para uso em residências, sítios, indústrias e no campo em pequenas irrigações. Com uma conexão de 1 polegada e capacidade de bombeamento de até 8 metros, essa bomba é ideal para transferir água de cisternas, rios e reservatórios para o abastecimento de diferentes aplicações. Com potência de 1/2CV, a bomba é eficiente e econômica, tornando-se uma excelente opção para quem busca praticidade e eficiência no bombeamento de água.

Avaliações dos Usuários (Compradores reais):

Existem avaliações mistas dos usuários sobre a Bomba de Água Periférica 1/2CV Razi. Enquanto alguns afirmam que o equipamento funciona bem, outros apontam um ponto negativo: a parte que puxa a água enferruja facilmente. Além disso, uma avaliação ressalta que a bomba atende ao que é esperado em termos de custo-benefício.

Comprar na Amazon:

Intech Machine Bomba D’Água Centrífuga 1/2Hp Bc500 (Bivolt)

A Bomba d’água Centrífuga BC500 da Intech Machine é uma excelente opção para quem precisa transferir água limpa de poços, cisternas e outras fontes para abastecer residências, edifícios, pequenas irrigações e indústrias de pequeno porte. Com rotor em bronze, rolamento blindado e selo mecânico, esta bomba é resistente à corrosão e pode alcançar uma altura manométrica máxima de 16m, com sucção máxima de 8m de profundidade e vazão de até 90L/min. Além disso, é fácil de instalar e possui bocais de sucção e recalque de 1″x1″.

Compre na Amazon:

Bomba D’agua Centrifuga Scm-16 1/3cv 127/220v Ferrari Scm-16 Amarelo

A bomba d’água em questão é recomendada para transferência de água limpa e isenta de sólidos, como em cisternas, rios e reservatórios. É ideal para o abastecimento de residências, indústrias e pequenas irrigações no campo, principalmente em situações que demandam maior vazão. Com um ótimo rendimento, é uma excelente opção para quem busca uma solução eficiente e de qualidade para transferência de água.

Compre na Amazon:

Queenser Bomba de água submersível ultrassilenciosa, pequena, 12 V CC, elevação de 5 m, 800 l/h

O produto em questão é uma bomba de água que utiliza motor sem escova, proporcionando alto desempenho e vida útil prolongada. Ela trabalha silenciosamente debaixo d’água e possui componentes eletrônicos avançados e eixo resistente ao desgaste de alta qualidade. Com fácil instalação, é segura e amiga do meio ambiente. Seus recursos incluem uma rosca de entrada de 4 mm, tensão de CC 12 V, potência de 19W e taxa de fluxo de 800 l/h. É ideal para pequenas aplicações, como aquários e fontes.

Compre na Amazon:

253 Comments

  1. Neto 6 de maio de 2016 Reply
    • Fernando Afonso 4 de junho de 2017 Reply
      • Waldir 12 de junho de 2018 Reply
        • Lenivaldo 13 de janeiro de 2021 Reply
          • Romeu 26 de agosto de 2021
      • Cleiton Alexandre de 15 de agosto de 2021 Reply
        • Edson Rosa oliveira 7 de novembro de 2021 Reply
        • Osmanopereira@gmail.com 28 de janeiro de 2022 Reply
        • Silvana 28 de agosto de 2023 Reply
      • Marlene 22 de setembro de 2021 Reply
    • Diego 10 de junho de 2018 Reply
      • ANTONIO CARLOS GASQUE MACARINI 1 de setembro de 2018 Reply
        • Tchefsky g l mattos 4 de outubro de 2019 Reply
          • Altemir 13 de janeiro de 2020
        • Jakson 6 de outubro de 2020 Reply
        • Edivana Ribeiro 16 de outubro de 2020 Reply
        • Jair carlos de oliveira 8 de dezembro de 2020 Reply
          • Genilson 26 de março de 2023
          • Marcos Aurélio Barbosa 28 de maio de 2024
        • Welita 16 de julho de 2021 Reply
      • Regilandio 3 de novembro de 2018 Reply
      • vitor 4 de novembro de 2018 Reply
      • Rosildo de Figueiredo 15 de maio de 2019 Reply
        • Luiz Henrique 6 de novembro de 2020 Reply
        • ney 7 de janeiro de 2021 Reply
        • Marconi 14 de julho de 2021 Reply
      • Vinicius de moraes 17 de outubro de 2019 Reply
        • Sergio Schaab 23 de outubro de 2019 Reply
        • ramon teixeira 14 de outubro de 2020 Reply
          • Wallax Oliveira 15 de março de 2023
      • João Paulo Bezerra Rocha 8 de setembro de 2020 Reply
      • ANTONIA GENEZI DE CAMPOS 10 de abril de 2021 Reply
        • Francyslley 25 de março de 2023 Reply
      • Carlos D Lima 23 de abril de 2021 Reply
      • Neuton Fischer 26 de julho de 2021 Reply
    • Edson 13 de maio de 2020 Reply
    • DALCINEI NERIS 21 de outubro de 2020 Reply
  2. João Edson 25 de julho de 2016 Reply
    • Diogo 1 de fevereiro de 2018 Reply
      • Tchefsky g l mattos 4 de outubro de 2019 Reply
  3. ALICIA SUSANA FLOREANI 30 de agosto de 2016 Reply
    • mateus 5 de março de 2017 Reply
    • Alberto Villanueva 7 de outubro de 2019 Reply
      • Sergio Schaab 17 de outubro de 2019 Reply
        • Menes amorim 19 de dezembro de 2019 Reply
          • Cristiano Aráujo 21 de dezembro de 2020
  4. Filipe 15 de setembro de 2016 Reply
    • José Martins 28 de junho de 2017 Reply
      • vinicius 23 de abril de 2018 Reply
      • Carlos Tadeu 16 de julho de 2018 Reply
      • Lucena 25 de outubro de 2018 Reply
    • pedro 19 de outubro de 2017 Reply
    • Luiz Henrique 6 de novembro de 2020 Reply
  5. madson de souza ferraz 18 de setembro de 2016 Reply
  6. Roberto Mancini 12 de outubro de 2016 Reply
    • Esdras 12 de agosto de 2017 Reply
  7. Jardel mollmann 25 de outubro de 2016 Reply
  8. CARLOS EDUARDO FERREIRA DOS SA 28 de outubro de 2016 Reply
    • nicia maria natividade campolina almeida 5 de novembro de 2016 Reply
      • joaquim 22 de outubro de 2017 Reply
    • CARLOS EDUARDO FERREIRA DOS SA 11 de novembro de 2016 Reply
  9. WELINGTON FREIRE 1 de novembro de 2016 Reply
  10. nicia maria natividade campolina almeida 5 de novembro de 2016 Reply
  11. brayan 19 de novembro de 2016 Reply
    • Fernando Resende 12 de maio de 2017 Reply
      • Janio 16 de junho de 2021 Reply
  12. wellerson 25 de novembro de 2016 Reply
  13. Mario Machado 13 de dezembro de 2016 Reply
  14. Miguel Sauaia 21 de dezembro de 2016 Reply
    • Edelvana 12 de setembro de 2020 Reply
  15. carlos am varella 27 de dezembro de 2016 Reply
    • Noemia Santos 3 de março de 2017 Reply
    • ubirajara lemos da silva 6 de março de 2017 Reply
    • ubirajara lemos da silva 6 de março de 2017 Reply
  16. raul 9 de janeiro de 2017 Reply
    • GUSTAVO SALES 22 de novembro de 2017 Reply
      • Elson a Garcial 2 de julho de 2018 Reply
        • Soraya 19 de janeiro de 2021 Reply
        • Florinda Ramos 4 de maio de 2021 Reply
  17. ricardo de C. Oliveira 21 de janeiro de 2017 Reply
    • ricardo de C. Oliveira 21 de janeiro de 2017 Reply
  18. PAULO ANTONIO DE FARIA 20 de fevereiro de 2017 Reply
    • João elon 10 de março de 2018 Reply
  19. LUCIANA PRADO DA SILVA 8 de março de 2017 Reply
  20. joao n s novaes 10 de março de 2017 Reply
    • Naura lima 6 de janeiro de 2018 Reply
  21. Marcos A F Pinto 11 de março de 2017 Reply
  22. Jefferson 12 de março de 2017 Reply
  23. Paulo Sérgio Ferreira 2 de abril de 2017 Reply
  24. jairo dias de barros 4 de abril de 2017 Reply
    • Lindomar 31 de março de 2021 Reply
  25. jairo dias de barros 4 de abril de 2017 Reply
  26. Johnathan 12 de abril de 2017 Reply
  27. DAMASTOR ALVES DE SOUZA 13 de abril de 2017 Reply
  28. orlando 21 de abril de 2017 Reply
  29. WALBER 23 de abril de 2017 Reply
  30. antonio roberto zini 24 de abril de 2017 Reply
    • Fernando Resende 12 de maio de 2017 Reply
  31. antonio roberto zini 24 de abril de 2017 Reply
    • Nicolau Lourenço 21 de outubro de 2021 Reply
  32. Almir Silva e Silva 2 de maio de 2017 Reply
    • Leônattas 21 de maio de 2017 Reply
      • Nea 14 de setembro de 2017 Reply
  33. Antonio Carlos Soares Amaral 3 de maio de 2017 Reply
  34. Elias Sozinho 11 de maio de 2017 Reply
  35. Maurício Alves Pinto 11 de maio de 2017 Reply
  36. Cícero Francisco da Silva 16 de maio de 2017 Reply
  37. JAIR 31 de maio de 2017 Reply
  38. Pedro Abilio Reseck 3 de junho de 2017 Reply
  39. Fernando Afonso 4 de junho de 2017 Reply
  40. alain batista 5 de junho de 2017 Reply
  41. Manoel Sampaio 5 de junho de 2017 Reply
  42. LEONAM MATTOS NOGUEIRA 14 de junho de 2017 Reply
  43. Carlos Alexandre 15 de junho de 2017 Reply
  44. Valdir José Bergamasco 19 de junho de 2017 Reply
  45. André Luiz Marinho 3 de julho de 2017 Reply
  46. Leone Prado 6 de julho de 2017 Reply
  47. Gumercindo Almeida Cunha filho 7 de julho de 2017 Reply
  48. Gerailton Ferreira dos Santos 10 de julho de 2017 Reply
  49. Gerailton Ferreira dos Santos 10 de julho de 2017 Reply
  50. JORGE 16 de julho de 2017 Reply
  51. Cleverson 25 de julho de 2017 Reply
  52. Marina 10 de agosto de 2017 Reply
  53. Judson 16 de agosto de 2017 Reply
  54. Robson 18 de agosto de 2017 Reply
  55. Azarias Edson de oliveira 20 de agosto de 2017 Reply
  56. joão francisco marques 22 de agosto de 2017 Reply
  57. joão francisco marques 22 de agosto de 2017 Reply
    • Abraão Albuquerque 22 de setembro de 2017 Reply
  58. luiz carlos 23 de agosto de 2017 Reply
  59. Walderlin 7 de setembro de 2017 Reply
  60. Walderlin 7 de setembro de 2017 Reply
    • rogerio carminatti 24 de setembro de 2017 Reply
    • Carlos Pacheco 26 de setembro de 2017 Reply
  61. sergio 19 de setembro de 2017 Reply
  62. José Carlos de Souza Martins 20 de setembro de 2017 Reply
  63. Tiago Elias da Silva 22 de setembro de 2017 Reply
    • Ramiel 19 de agosto de 2020 Reply
    • Jose Veras 28 de janeiro de 2023 Reply
  64. rogerio carminatti 24 de setembro de 2017 Reply
  65. tania vieira 12 de outubro de 2017 Reply
  66. Marcelo 15 de outubro de 2017 Reply
  67. Jose Agnaldo 16 de outubro de 2017 Reply
  68. Washington 17 de outubro de 2017 Reply
  69. Rui Juliano 21 de outubro de 2017 Reply
  70. Ivanilson santos 22 de outubro de 2017 Reply
  71. Ivanilson santos 22 de outubro de 2017 Reply
  72. Ivanilson santos 22 de outubro de 2017 Reply
  73. Airon 7 de novembro de 2017 Reply
  74. Vladimir Nunes 9 de dezembro de 2017 Reply
    • Luís Fernando Pereira Mendes Pedreira 12 de julho de 2022 Reply
  75. Fernanda Viana 13 de dezembro de 2017 Reply
  76. marcos orlando 13 de dezembro de 2017 Reply
    • marcos orlando 10 de janeiro de 2018 Reply
  77. marcos orlando 13 de dezembro de 2017 Reply
  78. Bruno Teixeira 15 de dezembro de 2017 Reply
  79. Roberto Cristiano 17 de dezembro de 2017 Reply
  80. Alexandre 20 de dezembro de 2017 Reply
  81. Ronaldo 28 de dezembro de 2017 Reply
  82. Nivaldo Manoel 28 de dezembro de 2017 Reply
  83. Edson Barreto 9 de janeiro de 2018 Reply
  84. Rodrigo 19 de janeiro de 2018 Reply
  85. Ricardo Antunes Pereira 20 de janeiro de 2018 Reply
  86. Sandra maria 10 de fevereiro de 2018 Reply
  87. Adelson Prereira 21 de fevereiro de 2018 Reply
  88. Cláudio 26 de fevereiro de 2018 Reply
  89. Ana 14 de março de 2018 Reply
  90. Adrian Cardoso ocanha 26 de março de 2018 Reply
  91. Rogério Reis 27 de março de 2018 Reply
  92. Antonio Carlos Dias 29 de março de 2018 Reply
  93. Eduardo Agerico de Lima 10 de abril de 2018 Reply
  94. LUIZ 2 de maio de 2018 Reply
  95. Welton 5 de maio de 2018 Reply
  96. Moises Bomfim 7 de maio de 2018 Reply
  97. TIAGO WENDER MARTINS 8 de maio de 2018 Reply
  98. Odair Simões Ribeiro da Silva 10 de maio de 2018 Reply
  99. Welton 11 de maio de 2018 Reply
  100. THOMAZ BASSO 14 de maio de 2018 Reply
  101. Ricardo da Silva 15 de maio de 2018 Reply
  102. Eliseu Pinheiro Lopes 2 de junho de 2018 Reply
  103. ISRAEL 21 de junho de 2018 Reply
  104. Luiz C 25 de junho de 2018 Reply
  105. Pedro Filho 26 de junho de 2018 Reply
  106. Wilson César 30 de junho de 2018 Reply
  107. CLAUDIO KENZO SIGAKI JUNIOR 18 de julho de 2018 Reply
  108. Carlos A Nogueira 11 de agosto de 2018 Reply
  109. Jocimar 15 de agosto de 2018 Reply
  110. Marcelo 29 de agosto de 2018 Reply
  111. FLAVIO JOSE DE LIMA 10 de setembro de 2018 Reply
  112. Aldrin Araújo 11 de setembro de 2018 Reply
  113. Max 14 de setembro de 2018 Reply
  114. Roberto Pacheco 22 de setembro de 2018 Reply
  115. Jose Marcolino Dantas 19 de outubro de 2018 Reply
  116. Cacilda santos 23 de outubro de 2018 Reply
    • Libério José Azevedo Gontijo 21 de julho de 2021 Reply
  117. Ribeiro Rosaes Valter 28 de outubro de 2018 Reply
  118. Maurino Pereira 22 de novembro de 2018 Reply
  119. Luciano 10 de dezembro de 2018 Reply
  120. José Luiz Pedroso 18 de dezembro de 2018 Reply
  121. Antonio Sergio Silva de Camargo 27 de dezembro de 2018 Reply
  122. Antonio Carlos Corrêa 2 de janeiro de 2019 Reply
  123. Marcos 4 de janeiro de 2019 Reply
  124. Fernando Almeida 7 de janeiro de 2019 Reply
  125. isaoas leao 7 de fevereiro de 2019 Reply
  126. jair carlos de oliveira 10 de fevereiro de 2019 Reply
  127. Jeferson Saul Stauffer 16 de fevereiro de 2019 Reply
  128. Orlando Brito Palles 10 de março de 2019 Reply
  129. Rovane 1 de abril de 2019 Reply
  130. Edelma vaz de souza 6 de abril de 2019 Reply
  131. DIMILSON DE SOUZA CRUZ 23 de maio de 2019 Reply
  132. MESSIAS 23 de maio de 2019 Reply
  133. Carlos André Do Nascimento 2 de junho de 2019 Reply
  134. Lysias 6 de julho de 2019 Reply
  135. marcus vinicius 8 de julho de 2019 Reply
  136. Sebastião Marques da Silva 6 de agosto de 2019 Reply
  137. Dimas Antônio 4 de outubro de 2019 Reply
  138. João Donizeti do Couto 30 de outubro de 2019 Reply
    • Sergio Schaab 7 de novembro de 2019 Reply
  139. JOHN KENEDY 3 de fevereiro de 2020 Reply
  140. joao carlos maduell 30 de abril de 2020 Reply
  141. Icelio 7 de maio de 2020 Reply
  142. Joao Frederico 15 de maio de 2020 Reply
  143. Alipio Lessa 15 de julho de 2020 Reply
  144. Rayal Ribeiro Viana Filho 20 de agosto de 2020 Reply
  145. valdemir jose de lima 11 de setembro de 2020 Reply
  146. alexandre 14 de setembro de 2020 Reply
  147. Jair Carlos de Oliveira 27 de janeiro de 2021 Reply
  148. Giordano Bruno Lacerda 4 de fevereiro de 2021 Reply
  149. Alencar 28 de fevereiro de 2021 Reply
  150. Fabio Adriano Domingos 22 de março de 2021 Reply
    • Júlio cesar 15 de maio de 2021 Reply
  151. Edilene 26 de abril de 2021 Reply
  152. Fernando 30 de maio de 2021 Reply
  153. Sebastião 2 de junho de 2021 Reply
  154. Eduardo henrique 9 de junho de 2021 Reply
  155. JOSE CARLOS DE SANT 10 de agosto de 2021 Reply
  156. oliveira 30 de agosto de 2021 Reply
  157. Jaime Siqueira 13 de setembro de 2021 Reply
  158. daniel legizaman 13 de outubro de 2021 Reply
  159. Joaniberto Teófilo Gaspar de Oliveira 17 de novembro de 2021 Reply
  160. Joaniberto Teófilo Gaspar de Oliveira 17 de novembro de 2021 Reply
    • Alberto Pinto 27 de julho de 2022 Reply
  161. Nivaldo Banhos 24 de janeiro de 2022 Reply
  162. Eliane Alcantara 20 de maio de 2022 Reply
  163. José Luiz 16 de junho de 2022 Reply
  164. Ricardo Ribeiro Borges 6 de julho de 2022 Reply
  165. Alberto Pinto 27 de julho de 2022 Reply
  166. Elias duarte 15 de novembro de 2022 Reply
  167. jose geraldo 23 de fevereiro de 2023 Reply
  168. Ivan Silva Amorim 19 de junho de 2023 Reply
  169. Herson José Bentes Picanço 28 de agosto de 2023 Reply
  170. Geraldo Cesar 4 de janeiro de 2024 Reply

Faça seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.