Como montar um lava rápido

Para montar um lava rápido existem diversas coisas à serem consideradas além dos equipamentos, como:

  • Entender o mercado como um todo;
  • Conhecer quem são os seus clientes;
  • Buscar os equipamentos e infraestrutura necessária;
  • Quantas pessoas vão ser necessárias para o negócio;
  • Todos os papéis e requisitos legais;

Aqui pretendemos falar um pouco sobre os equipamentos necessários, mas garantindo que esta é a apenas parte da necessidade total. O site do Sebrae possui um ótimo material que aborda os detalhes legais e necessidades para abrir um lava rápido.

Assim como em qualquer negócio, é muito importante o planejamento para evitar imprevistos e entender se você possui os recursos necessários para fazer o negócio funcionar corretamente, sem dor de cabeça, principalmente quando tratamos de atendimento ao cliente, como é o caso dos lava jatos.

Lavadora de Alta Pressão Profissional

Sem dúvidas este é o principal equipamento para o funcionamento do seu lava rápido. Existem diversos modelos e possibilidades de lavadoras, porém recomendamos fortemente que você não busque a economia como único fator na hora de adquirir sua lavadora, até porque, ela deverá funcionar durante horas, diariamente, e se não houver a confiança e durabilidade do seu equipamento, poderá acabar com prejuízo. Nesse caso, o ditado é mais do que verdadeiro e o barato acaba saindo caro.

Existem diversas marcas no mercado, como WAP, Karcher, Toyama,

Lavadora de Alta Pressão Lava Rápido Lavadora de Alta Pressão para Lava Rápido

Aspirador de Pó Profissional

Outro item essencial para um lava rápido, ao lado da lavadora, é o aspirador de pó. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Nossa principal recomendação é que o equipamento tenha aspiração de líquidos, também. Garantindo que toda e qualquer necessidade seja atendida com isso.

Algumas das principais marcas com aspiradores profissionais para um lava rápido são Electrolux, WAP, Black & Decker e Karcher.

Aspirador de pó para lava rápido Aspirador de pó profissional para lava rápido

Politriz Profissional

Outro item indispensável, principalmente se você for oferecer polimento, são as politrizes. Nesse caso é importante pensar, também, em quais serviços serão ofertados no seu lava rápido para garantir que você estará investindo no equipamento correto para o seu negócio.

Existem diversas técnicas de polimento, portanto o mais importante é que você tenha em mente se realmente vale a pena oferecer este serviço e qual serão os produtos utilizados, como pastas de polimento, cera automotiva, cera em spray, massa de polimento, entre vários outros disponíveis no mercado.

Politriz para lava rápido profissional Politriz profissional Dewalt

Produtos de Limpeza para Lava Rápido

Existem locais que vendem o kit completo para limpeza e polimento, porém o que você deve pensar é que existem algumas etapas para o serviço completo, geralmente compreendendo:

  • Lavagem da lataria do carro
  • Lavagem de Rodas e Pneus de carro
  • Lavagem de Vidros Automotivos
  • Limpeza Interna (painel, volante, câmbio, etc)
  • Polimento
  • Proteção e conservação destas partes, como reparador de plástico, o famoso pretinho, entre outros.

Não vale a pena citar todas as opções do mercado, porém o que você precisa prestar a atenção é nos seus custos X o valor que será cobrado, afinal de contas, todos estes produtos deverão ser repostos constantemente e farão parte do dia a dia do seu negócio.

Portanto, sua estrutura de custos vai estar diretamente atrelada aos produtos utilizados para limpeza dos veículos.

Outros Serviços Automotivos

Existem diversos outros serviços que podem ser prestados em um lava rápido, sendo alguns dos mais comuns:

  • Martelinho de Ouro
  • Alinhamento
  • Cambagem
  • Troca de Palhetas
  • Troca de Óleo
  • Entre Outros

É claro que, cada um destes serviços vai exigir um investimento a mais, sendo necessária a avaliação correta de cada um deles para garantir que haverá o retorno necessário. É preciso entender qual o seu público, localização, e se o mercado é capaz de aceitar os serviços que você estará oferencendo.

E ai? Gostou do artigo? Possui alguma dúvida? Qualquer coisa, só comentar abaixo!

Faça seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *