Como Afiar a Corrente da Motosserra

A motosserra tornou-se uma ferramenta doméstica (já escrevemos sobre como escolher a sua, basta clicar aqui). Com o uso a corrente precisa ser afiada.

É fácil identificar uma corrente que necessita de afiação. Basta analisarmos o cavaco (cavaco = lascas de madeira) provocado por seu corte. Quando bem afiada, a corrente produz  cavacos mais uniformes e regulares, parecidos com pequenas lascas de madeira. Quando cega ou mal afiada, a corrente produz uma serragem muito fina, algo próximo a um pó de madeira. Também notamos que a corrente não está cortando bem quando precisa  pressionar a motosserra para conseguir cortar a madeira. A corrente bem afiada não exige esforço do operador, nem da máquina, só o peso da máquina sobre a madeira já efetiva o corte.

worn cutter

Entendendo um pouco da corrente da motosserra

vista explodida da corrente

 

 

Como a Corrente de Motosserra corta a madeira?

movimento ondulado

Para cortar a madeira os dentes de corte afastam-se do sabre e batem na madeir
a. Toda a corrente corta por meio de um movimento ondulado. A corrente se assemelha a um golfinho nadando no oceano. O cortador pula para fora do sabre e para dentro da madeira. A tensão da corrente e a potência da motosserra puxam o cortador de volta para fora da madeira, e a lasca sai pela parte inferior do cortador. O cortador retorna, então, à sua posição original.

Dicas Para Afiar a Motosserra

Usuário eventual doméstico

Leve numa oficina/assistência técnica, o preço deve ficar em torno de R$ 20,00. Como as correntes de motosserra são universais, levar nas assistências das maiores marcas como Husqvarna, Sthil e Toyama, por exemplo, você consegue a afiação de qualquer marca. Normalmente estas lojas têm máquinas elétricas de afiar corrente e executam o trabalho na hora.

Em  ½ hora você está com o equipamento prontinho. Recomendamos você ligar antes para as lojas para confirmar o preço e se o serviço sai na hora.

Se você mesmo quer afiar a corrente de motosserra, você vai precisar;

 Afiação Manual 

  • Lima redonda
  • Lima chata
  • Calibrador
  • Gabarito ângulo afiação.

É importante você verificar qual é a corrente que está na sua motosserra.
tamanho limaVocê precisa medir o elo de corte da corrente, para isto voce vai precisar uma escala, regua ou trena que tenha divisao em polegadas, pois as medidas de correntes de motosserras são todas em polegadas.
A medida do elo corte , conforme figura, é a medida da lima redonda que você deve comprar e o gabarito de ângulo de afiação, no exemplo 3/16“. Atenção a esta medida. Se for comprar numa loja física, leve a corrente para ter certeza de comprar o kit afiação na medida correta.

 

Para afiar, você precisa limar os elos de corte com angulo de 30 graus. Como é difícil manter a uniformidade deste ângulo, e se a afiação ficar fora de ângulo, os elos podem quebrar, danificar a corrente e provocar um acidente. Assim os fabricantes desenvolveram gabaritos para auxiliar o afiador manter sempre o angulo de 30 graus. Para entender melhor, além das imagens, separamos um vídeo para facilitar o entendimento.porta lima sthil

kit-afiacao husqvarna II-

 

Caso sua escolha for por um dos modelo de gabarito mecânico. Primeiro limpe bem a corrente da motosserra, retirando todos os resíduos de madeira e óleo, você pode usar um pincel para esta limpeza. Depois você precisa fixar o sabre da motosserra e ter espaço para limar os elos de corte. O ideal é fixar o sabre numa morsa (torno de bancada), não aperte muito as pinças da morsa para não danificar o sabre e apoie o motor da motosserra na bancada, para diminuir o esforço sobre o sabre.

Se você não tem uma morsa, coloque a motosserra sobre uma mesa, bancada ou balcão que esteja encostado numa parede, coloque a motosserra no móvel, use alguns livros ou revistas para servir de suporte para que o sabre fique firme quando você  limar os elos de corte da corrente.

motosserra apoiada I motosserra apoiada II

Você vai precisar afiar os dois lados da corrente, pois conforme vista explodida acima, a corrente tem  dente de corte direito e dente de corte esquerdo. Escolha um lado para começar, marque o elo inicial, pode ser com uma caneta ou lápis, depois de limar o elo ele vai ficar com brilho que você também pode identificar qual está afiado e qual não está. Afie todos os dentes de corte esquerdo, depois vai virar o sabre da motosserra e afie todos os dentes de corte direito. Olhando com certo cuidado na corrente você perceberá que os dentes de corte estão intercalados, 1 dente de corte esquerdo, 1 dente de corte direito sucessivamente. Independente do lado que você comece, você vai afiar um dente de corte, pular outro e afiar o próximo, lembre que os dentes deverão ser afiados em angulo de 30 graus, se este angulo de afiação não for observado os dentes mal afiados podem quebrar e a corrente será inutilizada.

Coloque o gabarito na corrente, sempre limando em um só movimento (sempre empurrando a lima para longe de seu corpo, não faça o movimento de limar puxando a lima, sempre empurrando a lima sobre o elo da corrente), três a cinco  passadas da lima são suficientes para afiar o elo de corte. Lime sempre a mesma quantidade em todos os dentes e procure aplicar a mesma força em todas as limadas, isto vai garantir uniformidade na afiação.Retire o gabarito coloque no outro dente de corte, lembrando que precisa pular um dente de corte. Repita esta operação ate finalizar o lado todo da corrente. Troque o sabre de lado e inicie no primeiro dente de corte, marque este dente, repita até finalizar a afiação da corrente.

Apresentamos afiador elétrico, existem varias marcas no mercador

Afiador-de-Correntes-Eletrico

E um kit de afiação para retifica elétrica Dremel, certifique-se se vai encaixar se sua retifica é de outra marca.

 

jg afiação para retifica

Buscamos detalhar o máximo possível neste artigo. Se houver alguma dúvida, comentário ou sugestão, basta escrever abaixo.


Leia também:

4 Comments

  1. alexandre 29 de setembro de 2016 Reply
    • alexandre 29 de setembro de 2016 Reply
  2. EVARISTO NEVES FILHO 30 de novembro de 2016 Reply
  3. Borgonha 26 de março de 2017 Reply

Faça seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *