Qual a Melhor Motosserra a Gasolina ou Elétrica

Quando nos perguntamos qual a melhor motosserra do mercado, a primeira pergunta que precisamos responder é o uso que faremos do equipamento. Neste caso, o mais comum são donos de propriedades rurais, como chácaras e fazendas buscarem uma ferramenta que facilite o trabalho de cortar lenha e fazer eventuais podas nas árvores da propriedade.
A motosserra é principalmente útil para aqueles que possuem lareira ou fogão a lenha, facilitando um trabalho que acaba sendo contínuo e provavelmente cansativo se realizado com ferramentas manuais, como o machado e serrote.
Depois de definir o trabalho que você pretende aplicar, é possível escolher entre as motosserras com motor a gasolina 2 tempos ou as eletroserras, popularmente conhecidas como motosserras elétricas. Pretendemos passar as principais características de cada uma, além de explicar alguns pontos importantes, como cuidados e equipamentos de proteção, para que você decida exatamente qual a melhor motosserra para o seu tipo de trabalho.
Antes disso, entenda melhor as partes da motosserra para que o entendimento fique mais claro.
quais-partes-da-motosserra

Motosserra a Gasolina

As motosserras a gasolina são mais potentes que as suas parentes elétricas, indicadas para serviços mais pesados, como trabalhos contínuos, podendo cortar até árvores de espessuras maiores. Separamos as motosserras entre as profissionais e semi-profissionais, principalmente para facilitar o entendimento.

Motosserra Profissional

As motosserras profissionais, como o nome já deixa bem claro, são utilizadas profissionalmente, o que significa que não só o sabre pode ser mais longo, como todo o conjunto do motor é mais robusto, feito para aguentar um tempo mais prolongado de trabalho, como todos os dias, o dia inteiro.

Motosserra Semi-profissional

As motosserras semi-profissionais a gasolina são as mais comuns de serem encontradas no mercado, principalmente por conta da popularização de sua venda e uso. Existem modelos que você encontra por preços bem acessíveis, recebendo um equipamento de boa qualidade e que vai facilitar os trabalhos na sua propriedade. É preciso, no entanto, ter em mente que será uma motosserra com certas restrições, principalmente quanto à frequência de uso (não é recomendável para uso diário, por exemplo).

Motosserra Elétrica (Eletroserra)

As motosserras Elétricas, também conhecidas como eletrosserras, são geralmente máquinas mais indicadas para serviços um pouco mais leves. Alguns modelos requerem acesso a tomadas, portanto é bom pensar na hora de comprar a sua, que se o serviço for longe da fonte de energia, precisará de uma extensão mais longa.
As Motosserras elétricas também requerem menos manutenção, sendo equipamentos mais indicados para uso eventual em propriedades menores e para uso esporádico, como para partir lenha ou fazer alguns reparos.

Corrente para Motosserra

Lima para Motosserra

A corrente para motosserra é um dos componentes mais importantes de qualquer motosserra, seja a gasolina ou elétrica. Isso porque, ela é uma das partes que requer mais atenção na manutenção da sua motosserra. É importante que ao final do uso todos os componentes sejam limpos e o óleo da corrente verificado. Além disso, recomenda-se que seja afiado com uma lima de motosserra (conforme figura).
Afiar a corrente é muito importante para evitar forçar todo o conjunto de motor e transmissão, evitando também o desgaste prematuro da sua motosserra.

EPI para Motosserra e Cuidados

Um ponto importantíssimo e que merece atenção redobrada é a segurança ao manusear a sua motosserra. O ideal é procurar algum profissional ou até mesmo um curso próximo de como manusear corretamente e com segurança.
Os principais itens, não se limitando à estes, são:
– Protetor Facial (na ausência, no mínimo óculos de proteção);
– Protetores Auriculares;
– Luvas;
– Aventais, perneiras ou roupas grossas;
– Botas ou calçados de segurança.
É importante ter em mente que os equipamentos de segurança podem nunca ser acionados, todavia, se um dia acontecer algo, eles poderão assegurar sua integridade.
Gostou? Faltou alguma informação? Comente abaixo que nós teremos o prazer de responder.

2 Comments

  1. paulo 10 de março de 2016 Reply
  2. Yoshi 15 de maio de 2017 Reply

Faça seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *