Gerador de Energia – Como Escolher o Seu

Atualizado 2021

Precisa de ajuda para escolher um gerador de energia? Então, confira este guia, com assuntos separados por tópicos, a fim de facilitar a leitura. Além disso, este conteúdo aborda os detalhes técnicos mais importantes.

Ou seja, o que você deve saber ao comprar um gerador, seja a gasolina seja a diesel. No infográfico a seguir, veja o resumo das informações que, ao longo do conteúdo, serão vistas de forma mais completa.

Assim, recomenda-se que seja lido todo o artigo, considerando os equipamentos que pretende ligar ao gerador. Dessa maneira, você consegue escolher o gerador de energia mais adequado as suas necessidades. Boa leitura.

Veja esse infográfico que têm as informações BEM resumidas. Portanto, as informações são um apanhado do que você encontrará nesse artigo:

como-escolher-gerador

Gerador de Energia – Gasolina x Diesel

O primeiro passo para escolher o gerador de energia ideal é determinando qual tipo de combustível ele deve utilizar. Essas máquinas são movidas a gasolina ou a diesel e a escolha de um ou de outro pode fazer toda a diferença no seu bolso.

Basicamente, pode-se dizer que, se você pretende utilizar pouco o gerador, o melhor é optar por um equipamento que funcione com gasolina. Mas se ele for usado todos os dias, então, opte pelo modelo que funciona a diesel.

Gerador a Gasolina

Os geradores de energia que funciona com gasolina costumam ter preços mais acessíveis do que os equipamentos movidos a diesel, em torno de 30% a menos. Claro, desde que sejam da mesma potência.

Em relação aos ruídos, os modelos a gasolina são mais silenciosos. E da mesma forma que acontece com os veículos, são também menos poluentes em comparação aos que funcionam a diesel.

Por outro lado, a gasolina, normalmente, possui um preço mais elevado do que o diesel. Isso quer dizer que se você quer um gerador para usar frequentemente o movido a diesel é o mais em conta para o seu bolso.

Gerador a Diesel

Além do preço, outra vantagem dos geradores de energia a diesel é que eles são muito mais robustos. Em outras palavras, são mais resistentes do que os equipamentos a gasolina.

Dessa maneira, compensam a quem deseja utilizá-lo constantemente. Afinal, o diesel é mais barato e o equipamento vai durar por muito mais tempo, mesmo que possua um valor de compra mais alto, devido à maior resistência dos componentes.

Regulador de Tensão (Voltagem) – AVR x Capacitor

Para escolher um gerador de energia é importante ainda entender o conceito de regulador de tensão. Ele tem a função de estabilizar a energia que chega a sua empresa ou residência, a fim de permitir que ela seja permanente.

Dessa maneira, é possível ligar os mais variados tipos de equipamentos, até mesmo aqueles que são mais sensíveis. Dito isso, saiba que o mesmo acontece com os geradores de energia.

Isto é, a energia elétrica gerada por meio de um motor a combustão tem muita oscilação. Por isso, o gerador também precisa contar com um regulador de tensão, de modo a possibilitar que máquinas e outros sejam ligados a ele com segurança.

Há dois tipos mais comuns de reguladores de tensão, veja quais são eles a seguir:

Capacitor

O capacitor é um modelo de regulador de energia mais simples, uma vez que não consegue remover toda a oscilação da saída de tensão. Assim, é perigoso ligar o que for sensível ao gerador de energia.

Esse acessório é indicado para trabalhar junto com geradores nos quais se pretende ligar apenas luzes e máquinas menos sensíveis, como ferramentas elétricas.

AVR

AVR significa Automatic Voltage Regulator, sendo traduzido como Regulador Automático de Voltagem. Trata-se de um acessório que deve estar presente no gerador de energia se você não pretende ligar equipamentos mais sensíveis.

Exemplos são as TVs e os computadores, que podem queimar devido à oscilação de um gerador sem AVR. Esse modelo é mais moderno e permite que a energia produzida pelo gerador pareça a mesma da rede elétrica.

Ligar No-Break no Gerador de Energia

Existe ainda a possibilidade de ligar o gerador de energia ao nobreak. Nesse caso, é preciso estar atento a sua tecnologia, sendo que o mais indicado são o modelos de dupla conversão ou tripla conversão.

Dessa forma, os nobreaks menores, sem a dupla ou tripla conversão, não são recomendados. Isso porque eles são ultrassensíveis, o que significa que não aceitam nenhuma oscilação.

Pensando na energia que vem de um gerador de energia, o qual possui alta oscilação, realmente é uma preocupação que você deve ter na hora de selecionar um nobreak.

Ligar o Gerador Automaticamente quando acaba a luz – Painel ATS

gerador-de-energia-painel-ats

É importante dizer que um gerador de energia não trabalha da mesma forma que o nobreak.

Portanto, mesmo com um painel ATS (aparelho para ligar o gerador automaticamente quando acabar a luz), é normal que os equipamentos ligados ao gerador fiquem sem energia por alguns segundos.

Isso acontece porque o gerador necessita de um tempo para que o seu motor comece a funcionar e a saída de energia seja estabilizada.

Quanto ao ATS ou Chave de Transferência Automática, trata-se de um painel que permanece conectado à rede de distribuição de energia e ao gerador. Assim, ele avisa quando a rede interrompe o fornecimento de energia.

Com isso, de modo automático, o ATS aciona o gerador, espera a energia estabilizar e, então, inicia o abastecimento da sua empresa ou moradia. Além disso, na hora da ligação do ATS, pode ser preciso uma redistribuição do seu disjuntor.

Isso garante que o gerador funcione apenas com o que é necessário ao longo da falta de luz. Devido a isso, aconselha-se ainda que aparelhos que gastem muita energia não sejam ligados.

É o caso de secadoras de roupa, ar-condicionado, chuveiros e micro-ondas. Claro, a não ser que você esteja disposto a investir em conforto. Se for esse o caso, basta comprar um gerador de energia com mais potência.

Dimensionamento

Mais um passo essencial na hora de escolher o gerador de energia é como dimensioná-lo. Para tanto, é preciso considerar o consumo de todos os aparelhos e máquinas que se quer ligar, o que deve ser feito em watts.

Em geral, esse dado aparece no próprio produto ou na sua etiqueta. Se você não achar, pode encontrar a informação no manual do mesmo ou no site do fabricante. Se nem isso adiantar, não se preocupe.

No final deste artigo, há uma tabela que contém os principais aparelhos eletrônicos e o seu consumo aproximado em watts. Além disso, é fundamental levar em conta uma margem de segurança.

Essa dica é ainda mais importante se você não tiver certeza do consumo dos equipamentos. Então se, por exemplo, a soma de consumo dos aparelhos ficou em 1.900 watts, prefira um gerador de 2.500 watts.

Com isso, evita-se o risco de haver uma sobrecarrega, o que poderia danificar o gerador de energia, além dos aparelhos ligados a ele.

Ligar geladeiras no Gerador de energia – Motores Elétricos por Indução

Os motores elétricos por indução são bastante usados geladeiras. Eles possuem um consumo de energia muito maior na hora em que são acionados. Calcula-se que seja de quatro vezes ou mais em relação a quando está em funcionamento.

Ou seja, se a sua geladeira consome 100 watts, é indicado que considere 400 watts no momento de comprar o gerador de energia.

Equipamentos Ultra Sensíveis

Como já dito, existem aparelhos que são considerados ultrassensíveis, os quais merecem atenção ao serem conectados ao gerador de energia.

A questão é que a energia produzida pelo gerador costuma oscilar, inclusive, se for de menor potência. Assim, os equipamentos sensíveis podem nem chegar a funcionarem, ou pior, queimarem.

Bombas de Combustível

As bombas de combustível de postos de gasolina também são ultrassensíveis. Por isso, se o seu gerador tem o objetivo de fazer com que a bomba continue funcionando mesmo sem energia elétrica, recomenda-se contatar o fabricante, a fim de avaliar a sua compatibilidade com o gerador de energia.

Exemplo de Dimensionamento

Quando a energia elétrica é interrompida, o melhor é que seja ligado o mínimo possível de aparelhos. A seguir, confira um exemplo de dimensionamento comum em casas.

Mesmo assim, entenda que se trata apenas de um exemplo e não pode servir de base para a sua compra. O melhor é verificar o consumo dos equipamentos da sua residência.

Afinal, o consumo de cada produto pode variar de acordo com a sua marca e ano de fabricação.

AparelhoConsumoCálculoTotal
04 lâmpadas15 watts cada4 x 1560 watts
01 Geladeira300 watts (4x mais)4 x 3001.200 watts
02 Televisores110 watts cada2 x 110220 watts
02 Ventiladores65 watts cada2 x 65130 watts
01 computador120 watts120120 watts
TOTAL  1730 watts
* Esses valores são hipotéticos, não devem servir de base para cálculo de dimensionamento.

No caso descrito, o consumo total é de 1.730 watts, para o qual é adequado um gerador de energia com potência de 2.000 watts nominais. Lembre-se que é importante dimensionar com uma margem de segurança para evitar sobrecargas.

Tabela de Consumo de Aparelhos

Agora, confira a potência média dos principais aparelhos encontrados em residências.

Informações retiradas do site da Eflul.
AparelhoPotência Estimada
Aspirador de Pó600 Watts
Bomba de Água400 Watts
Cafeteira Elétrica (Residencial)600 Watts
Churrasqueira Elétrica3000 Watts
Chuveiro Elétrico5500 Watts
Computador300 Watts
Som Pequeno150 Watts
Exaustor150 Watts
Ferro Elétrico1000 Watts
Fogão Elétrico 2 Bocas3000 Watts
Fogão Elétrico de 4 Bocas6000 Watts
Forno de Micro Ondas2000 Watts
Freezer Horizontal500 Watts
Freezer Vertical300 Watts
Geladeira Simples250 Watts
Geladeira Duplex500 Watts
Grill1200 Watts
Liquidificador200 Watts
Máquina de Costura100 Watts
Máquina de Lavar Louça1500 Watts
Máquina de Lavar Roupa1000 Watts
DVD Player30 Watts
Secador de Cabelo1000 Watts
Secadora de Roupas3500 Watts
Televisor 21”90 Watts
Torneira Elétrica2500 Watts
Torradeira800 Watts
Vetilador100 Watts

Tentamos com esse artigo tirar grande parte das dúvidas e explicar da melhor maneira possível, caso tenham alguma dúvida, basta perguntar aí em baixo que nós responderemos assim que possível.

Melhores opções de Geradores de Energia para você comprar

Takki Estação de energia portátil de 83 Wh, banco de energia do gerador solar com saída de CA de 110 V de pico de bateria de 120 W

Este produto é uma estação de energia portátil projetada para mobilidade, que pode ser usada como fonte de alimentação versátil para laptop, telefones celulares, câmeras, luzes LED, alto-falantes, ventiladores de acampamento e outros dispositivos. Além disso, serve como uma estação de carregamento de emergência para suprimentos de acampamento, como drones, CPAP, geladeira de 12 volts, ar condicionado de acampamento, entre outros. O produto também possui uma lanterna LED para acampamento com diferentes níveis de brilho e modo SOS, além de modos triplos recarregáveis e proteções de segurança. É ideal para atividades ao ar livre, viagens rodoviárias e outras situações de emergência.

Avaliações de usuários (compradores reais):

Os usuários estão bastante satisfeitos com o produto, que é descrito como um mini gerador com opções de carga múltiplas e lanterna de alta luminosidade. Eles destacam o tamanho compacto e a capacidade de reter energia por várias horas, considerando-o um ótimo produto para suprimentos em casos de emergência, como quedas de energia.

Compre na Amazon:

Gerador de Energia 2t à Gasolina 800w 110v Toyama-tg950th

O Gerador de Energia a Gasolina 800W 2T Manual Toyama TG950TH é uma opção excelente para quem busca uma fonte de energia elétrica em situações que exigem mobilidade, como camping, pescarias, ou até mesmo em residências. Com capacidade de 850W e um tanque de 4.2 litros, este gerador é capaz de fornecer energia para lâmpadas, ventiladores, televisores e pequenas ferramentas elétricas. Além disso, ele conta com um sistema de partida manual retrátil, um carregador de bateria, um voltímetro e uma baixa emissão de ruído (62dB), tornando-o uma opção prática e eficiente para quem necessita de energia elétrica em locais remotos ou durante quedas de energia.

Avaliações de usuários (compradores reais):

As avaliações destacam que o gerador é compacto e prático, capaz de fornecer energia para diversos tipos de aparelhos elétricos, como lâmpadas, ventiladores e televisores, além de ser ideal para uso em camping ou em casos de queda de energia.

Compre na Amazon:

Gerador A Gasolina Toyama 3100w Bivolt Com Regulador Automático de Tensão Motor 4 Tempos

O gerador de energia TG3100CXR da Toyama é uma ótima opção para quem precisa de energia elétrica em áreas remotas, acampamentos, pescarias, ou em emergências como queda de energia em casa ou no escritório. Com potência máxima de 3,1KVA e potência nominal de 2,8KVA, bivolt 110 e 220 volts (com chave seletora) e equipado com tanque de 15 litros, é um equipamento bastante versátil. Seu motor à gasolina de 6.5HP, sistema de partida manual e monofásico fazem dele um equipamento resistente e durável. Com dimensões de 60,5 x 45 x 43,5 cm e peso de 50 KG, é fácil de transportar e pode ser utilizado em construções civis e em indústrias também.

Avaliações de usuários (compradores reais):

As avaliações do Gerador de Energia à Gasolina 3,1 Kva Bivolt Partida Manual TG3100CXR TOYAMA são positivas, com uma avaliação geral de cinco estrelas e comentários destacando o desempenho satisfatório do produto em áreas como camping, pescarias, casa, escritório, indústria e construção civil. Um usuário menciona que o gerador não é adequado para geladeira, mas é útil para outros aparelhos elétricos.

Compre na Amazon:

Gerador Gasolina 4T 208Cc 7Hp 2.9 Kva 2900Watts Bivolt Vg3600S Vulcan Trent

O Gerador VG3600S é um equipamento com partida manual, motor à gasolina 4 tempos e potência de 2900 Watts, ideal para fornecer energia em locais onde não há rede elétrica, como acampamentos, lavouras e construções civis. Com autonomia de cerca de 9 horas, o gerador tem excelente desempenho no uso de ordenhas e resfriadores, ferramentas elétricas e carros de som. Além disso, possui regulagem de tensão por AVR, sensor de óleo, carregador de bateria e voltímetro, com registro no CREA.

Compre na Amazon:

Gerador de Energia Digital a Gasolina 4KVA Monofásico 110V-TOYAMA-TG4000IP

O gerador digital TOYAMA de 4KVA é um equipamento portátil e leve, ideal para uso em equipamentos sensíveis, devido à sua energia limpa e pura. Com motor a gasolina 4 tempos, partida manual e alerta de nível de óleo, o gerador possui tensão monofásica de 127V, regulador de tensão AVR e potência nominal de 3,5kVA, podendo atingir até 4Kva de potência máxima. Com autonomia de até 4 horas, é indicado para diversas atividades, como construção civil, acampamentos, eventos, entre outros.

Compre na Amazon:

Gerador a Diesel TDG7000EXP part. elétrica

O gerador de energia a diesel TDG7000EXP da Toyama é equipado com motor diesel de 10,5 HP, partida manual e elétrica, com regulador eletrônico automático de tensão (AVR) e medidor digital que exibe tensão, frequência e tempo de operação. Possui quadro estrutural resistente, 2 rodas e 2 alças para facilitar sua mobilidade. É indicado para aplicações profissionais como construção civil, pequenos comércios e residências, garantindo performance diferenciada, eficiência e confiabilidade. É capaz de fornecer energia elétrica com acionamento manual ou automático (requer instalação de painel ATS, vendido separadamente).

Compre na Amazon:

Gerador de Energia 12,5Kva Diesel TDWG12000CXE-N Toyama

O Gerador de Energia 12,5Kva Diesel TDWG12000CXE-N da Toyama é equipado com motor de 794cc e tanque de 26 litros, oferecendo uma vasta autonomia. O equipamento é muito utilizado para iluminação de emergência, sistemas Stand-By, construção civil, camping, indústria, escritórios, entre outros. Os benefícios incluem AVR, voltímetro, protetor de sobrecargas, carregador de bateria, alerta de nível de óleo e indicador de nível de combustível. O produto ainda inclui um kit de ferramentas.

Compre na Amazon:


 Leia também:

291 Comments

  1. José Nilton 22 de novembro de 2014 Reply
    • Blog do Empório 22 de novembro de 2014 Reply
      • Cleber Avelino de Lima novaes 5 de dezembro de 2018 Reply
        • Marly Maria Rodrigues 25 de maio de 2020 Reply
        • carlos jose Rodrigues 3 de maio de 2021 Reply
          • Vilson Flor 18 de janeiro de 2022
      • antonio 14 de abril de 2019 Reply
        • Carlos Eduardo Coelho 1 de julho de 2020 Reply
    • ISMAEL SILVA DOS SANTOS 9 de fevereiro de 2016 Reply
      • Valmir Tadeu Leite Soares 6 de dezembro de 2016 Reply
        • Angela 25 de dezembro de 2019 Reply
        • Franciele 27 de dezembro de 2019 Reply
    • josé 14 de julho de 2016 Reply
      • Janaína Nascimento de Souza 19 de outubro de 2020 Reply
    • fabiano 21 de outubro de 2016 Reply
    • Cristiano 5 de maio de 2017 Reply
      • Maguinuns 18 de maio de 2019 Reply
      • Geovaine 10 de julho de 2020 Reply
    • tico rocha 27 de maio de 2017 Reply
      • Jandimar 27 de janeiro de 2018 Reply
      • Denis 27 de janeiro de 2021 Reply
    • Renato Alexandre 27 de junho de 2017 Reply
    • Eric soares 27 de outubro de 2017 Reply
      • Thiago Borges 14 de fevereiro de 2020 Reply
      • Goiani Velasco 13 de novembro de 2020 Reply
  2. Julio Longaray 23 de dezembro de 2014 Reply
    • Blog do Empório 23 de dezembro de 2014 Reply
      • Nereide 9 de abril de 2022 Reply
  3. Gabriela 16 de janeiro de 2015 Reply
    • Blog do Empório 6 de fevereiro de 2015 Reply
  4. Angelo 24 de janeiro de 2015 Reply
  5. Daniel ² 11 de fevereiro de 2015 Reply
    • Blog do Empório 11 de fevereiro de 2015 Reply
      • Marcelo 19 de fevereiro de 2015 Reply
        • Blog do Empório 20 de fevereiro de 2015 Reply
          • teo 11 de agosto de 2018
          • Michel Matias 6 de outubro de 2020
  6. ANTONIOCOSTA 18 de fevereiro de 2015 Reply
    • Blog do Empório 20 de fevereiro de 2015 Reply
  7. Ricardo dourado 18 de fevereiro de 2015 Reply
    • Blog do Empório 20 de fevereiro de 2015 Reply
  8. Rita 26 de fevereiro de 2015 Reply
  9. Flávio 12 de março de 2015 Reply
    • Blog do Empório 13 de março de 2015 Reply
    • CLÁUDIA PIRES 30 de abril de 2016 Reply
  10. Moisés 16 de março de 2015 Reply
  11. ALESSANDRO 20 de março de 2015 Reply
    • FRANCISCO 22 de setembro de 2016 Reply
  12. Pedro 25 de março de 2015 Reply
    • Blog do Empório 30 de março de 2015 Reply
  13. adalberto Silva 27 de março de 2015 Reply
    • Blog do Empório 30 de março de 2015 Reply
  14. Marcel Brandemburg 2 de abril de 2015 Reply
    • valter 4 de julho de 2015 Reply
  15. Corre 5 de abril de 2015 Reply
  16. Claudinei Borges 12 de abril de 2015 Reply
    • Blog do Empório 13 de abril de 2015 Reply
  17. Valmi 15 de abril de 2015 Reply
    • Blog do Empório 27 de abril de 2015 Reply
  18. paulo roberto 19 de abril de 2015 Reply
    • Blog do Empório 27 de abril de 2015 Reply
  19. SILVANO MENDONÇA 26 de abril de 2015 Reply
    • Blog do Empório 27 de abril de 2015 Reply
  20. laercio 29 de abril de 2015 Reply
  21. Gabriela 3 de maio de 2015 Reply
  22. Alexandre 15 de maio de 2015 Reply
    • Blog do Empório 15 de maio de 2015 Reply
  23. edmara sales ribeiro 27 de maio de 2015 Reply
  24. paulo 19 de junho de 2015 Reply
  25. paulo 19 de junho de 2015 Reply
  26. skiff anjos 19 de junho de 2015 Reply
  27. PAULO 22 de junho de 2015 Reply
    • joao luis 2 de julho de 2015 Reply
  28. GIVANILDO 6 de julho de 2015 Reply
  29. Álex Passos 8 de julho de 2015 Reply
  30. Diemisson Santos 10 de julho de 2015 Reply
  31. Celso 12 de julho de 2015 Reply
    • Kelly Braga 2 de setembro de 2019 Reply
  32. Amauri 13 de julho de 2015 Reply
  33. Adroaldo 14 de julho de 2015 Reply
  34. Luiz Carlos 15 de julho de 2015 Reply
  35. mauricio 21 de julho de 2015 Reply
  36. Márcio Santana 29 de julho de 2015 Reply
    • Blog do Empório 29 de julho de 2015 Reply
  37. adriana cebrian 4 de agosto de 2015 Reply
  38. Rober Chaila 5 de agosto de 2015 Reply
  39. Nilton 9 de agosto de 2015 Reply
  40. Eduardo Campos 12 de agosto de 2015 Reply
    • Cesar Luiz neiva 25 de dezembro de 2019 Reply
  41. jesus 17 de agosto de 2015 Reply
  42. MILTON FILHO DE JESUS 18 de agosto de 2015 Reply
  43. Jana 18 de agosto de 2015 Reply
  44. JAIR VIEIRA 19 de agosto de 2015 Reply
  45. RODRIGO FEREIRA 20 de agosto de 2015 Reply
  46. leonardo 22 de agosto de 2015 Reply
  47. Samuel 22 de agosto de 2015 Reply
  48. José Luis 28 de agosto de 2015 Reply
  49. gustavo 7 de setembro de 2015 Reply
  50. neusa pedrosa 9 de setembro de 2015 Reply
  51. SHIRLEY 9 de setembro de 2015 Reply
  52. Kleber Marques da Silva 17 de setembro de 2015 Reply
  53. Débora 24 de setembro de 2015 Reply
  54. José 24 de setembro de 2015 Reply
    • Leonardo 26 de fevereiro de 2016 Reply
  55. jorgimeia tavares 28 de setembro de 2015 Reply
  56. Katia 1 de outubro de 2015 Reply
  57. Beetoven 4 de outubro de 2015 Reply
  58. José Cícero de Campos 10 de outubro de 2015 Reply
  59. cesar soares cunha 11 de outubro de 2015 Reply
  60. frank 11 de outubro de 2015 Reply
  61. Paulo henrique Zoppei Murgia 16 de outubro de 2015 Reply
  62. Carlito Silva 19 de outubro de 2015 Reply
  63. paulo 20 de outubro de 2015 Reply
  64. antonio camilo 22 de outubro de 2015 Reply
  65. Luciano 25 de outubro de 2015 Reply
  66. Rosângela Lúcio da Silva 1 de novembro de 2015 Reply
  67. Kely 3 de novembro de 2015 Reply
  68. Robson de Oliveira 4 de novembro de 2015 Reply
  69. tiago 9 de novembro de 2015 Reply
  70. Rudinei 10 de novembro de 2015 Reply
  71. cristiano 11 de novembro de 2015 Reply
  72. franklyn alves 11 de novembro de 2015 Reply
  73. ROQUE 11 de novembro de 2015 Reply
  74. Zigomar 13 de novembro de 2015 Reply
  75. NILO 16 de novembro de 2015 Reply
  76. Hugo 21 de novembro de 2015 Reply
  77. LUIS CARLOS 26 de novembro de 2015 Reply
    • LUIS CARLOS 26 de novembro de 2015 Reply
    • LUIS CARLOS 26 de novembro de 2015 Reply
  78. Moacir 26 de novembro de 2015 Reply
  79. Cléssio Oliveira 30 de novembro de 2015 Reply
    • Eduardo Gomes da Silva 24 de setembro de 2016 Reply
  80. Luiz Novaes 3 de dezembro de 2015 Reply
  81. gil 6 de dezembro de 2015 Reply
  82. david 8 de dezembro de 2015 Reply
  83. jose 9 de dezembro de 2015 Reply
  84. otelo santos 22 de dezembro de 2015 Reply
  85. Edson alves 29 de dezembro de 2015 Reply
  86. ROBERTO OLIVEIRA 13 de janeiro de 2016 Reply
  87. ALISON 14 de janeiro de 2016 Reply
  88. Hélder de Moura passo 20 de janeiro de 2016 Reply
  89. Alice 21 de janeiro de 2016 Reply
  90. gislene 23 de janeiro de 2016 Reply
    • Olga 8 de agosto de 2016 Reply
  91. Cavalcante 27 de janeiro de 2016 Reply
    • Cavalcante 27 de janeiro de 2016 Reply
  92. rafael santos 1 de fevereiro de 2016 Reply
  93. Diego 3 de fevereiro de 2016 Reply
  94. Flavio de Araujo 5 de fevereiro de 2016 Reply
  95. Flavio de Araujo 5 de fevereiro de 2016 Reply
  96. Luiz Carlos Araujo 7 de fevereiro de 2016 Reply
    • Gabriel 29 de maio de 2016 Reply
  97. Elizandro 21 de fevereiro de 2016 Reply
  98. Augusto Furtado 27 de fevereiro de 2016 Reply
  99. valter pessoa 6 de março de 2016 Reply
  100. valter pessoa 6 de março de 2016 Reply
  101. Oseias Santos 16 de março de 2016 Reply
  102. Paulo Sousa 16 de março de 2016 Reply
  103. Wagner 5 de abril de 2016 Reply
  104. fabio 15 de abril de 2016 Reply
  105. Cléusio GUIMARÃES 23 de abril de 2016 Reply
  106. Cassio 23 de abril de 2016 Reply
  107. Celso Rodrigues Tavares Junior 1 de maio de 2016 Reply
  108. ROSINEI APARECIDA FERNANDES DOS REIS 9 de maio de 2016 Reply
  109. WALLACE 11 de maio de 2016 Reply
  110. Cabral 19 de maio de 2016 Reply
  111. luti 19 de maio de 2016 Reply
  112. CARLOS RÊGO 26 de maio de 2016 Reply
  113. Jefferson 29 de maio de 2016 Reply
  114. Carlos augusto l. amaro 30 de maio de 2016 Reply
  115. Carlos augusto l. amaro 30 de maio de 2016 Reply
  116. jefferson 15 de junho de 2016 Reply
  117. André 18 de junho de 2016 Reply
  118. Vicente Paulo Martello 30 de junho de 2016 Reply
  119. Bruna 5 de julho de 2016 Reply
  120. Paulo 6 de julho de 2016 Reply
  121. Paulo 6 de julho de 2016 Reply
  122. Davi 10 de julho de 2016 Reply
  123. Jakson Washinton da silva 13 de julho de 2016 Reply
  124. marcilio 19 de julho de 2016 Reply
  125. JOAO PAULO 21 de julho de 2016 Reply
    • JOAO PAULO 21 de julho de 2016 Reply
  126. Andre luis Santos 22 de julho de 2016 Reply
  127. Antonio M Ferraz 26 de julho de 2016 Reply
  128. Everton 27 de julho de 2016 Reply
  129. Paulo Eduardo Borher Moreira 28 de julho de 2016 Reply
  130. Marisa de Fretias Beghine 5 de agosto de 2016 Reply
  131. Eliana Zannini 19 de agosto de 2016 Reply
  132. Luis F 23 de agosto de 2016 Reply
  133. Luis F 23 de agosto de 2016 Reply
  134. Marcio Pessoa 23 de agosto de 2016 Reply
  135. Ronaldo Lima 25 de agosto de 2016 Reply
  136. luis camara 26 de agosto de 2016 Reply
  137. Antônio marcos Bastos 27 de agosto de 2016 Reply
  138. Marco Antônio Antunes 3 de setembro de 2016 Reply
  139. eduardo 12 de setembro de 2016 Reply
  140. gilmar rodrigues 21 de setembro de 2016 Reply
  141. Tiago Tomazoni Gomes 22 de setembro de 2016 Reply
  142. jailton 22 de setembro de 2016 Reply
  143. Cristiano 23 de setembro de 2016 Reply
  144. Eduardo Gomes da Silva 24 de setembro de 2016 Reply
  145. Eduardo Franco 7 de outubro de 2016 Reply
  146. Graziela 15 de outubro de 2016 Reply
  147. ADRIANO MOTA SOUZA 15 de outubro de 2016 Reply
  148. Élcio melo 18 de outubro de 2016 Reply
  149. Vinicius 20 de outubro de 2016 Reply
  150. Odilon 24 de outubro de 2016 Reply
  151. Francisco Reis 25 de outubro de 2016 Reply
  152. rafhael 27 de outubro de 2016 Reply
  153. Marcio Adriano 2 de novembro de 2016 Reply
  154. edmilson f. monteiro 9 de novembro de 2016 Reply
  155. Eliane 9 de novembro de 2016 Reply
  156. Luiz Antônio Grillo 9 de novembro de 2016 Reply
  157. Rogério 19 de novembro de 2016 Reply
    • MILTON SILVA FONSECA FILHO 18 de dezembro de 2021 Reply
  158. Gilson 4 de dezembro de 2016 Reply
  159. josenildo 5 de dezembro de 2016 Reply
  160. odlonsilva 13 de dezembro de 2016 Reply
  161. Leandro Cristal Salles 14 de dezembro de 2016 Reply
  162. Victor Braz 16 de dezembro de 2016 Reply
  163. Antonio Carlos 19 de dezembro de 2016 Reply
  164. Rafael B Braga 22 de dezembro de 2016 Reply
    • Blog do Empório 30 de dezembro de 2016 Reply
  165. William Gamas 22 de dezembro de 2016 Reply
  166. Eric pereira 25 de dezembro de 2016 Reply
    • Blog do Empório 30 de dezembro de 2016 Reply
  167. Fabio Roberto Goulart 28 de dezembro de 2016 Reply
  168. Ernane Pitta 29 de dezembro de 2016 Reply
  169. Ernandes Barroso Lourenço 30 de dezembro de 2016 Reply
  170. jose ribamar silva dos santos 2 de janeiro de 2017 Reply
  171. HS 5 de janeiro de 2017 Reply
  172. moacir rocha 13 de janeiro de 2017 Reply
  173. edna bicalho 22 de janeiro de 2017 Reply
  174. Jane 29 de janeiro de 2017 Reply
  175. ROBERTO CAMPOS MELO 3 de fevereiro de 2017 Reply
  176. ROMULO 9 de fevereiro de 2017 Reply
  177. FRANK 16 de fevereiro de 2017 Reply
  178. ROBSON 17 de fevereiro de 2017 Reply
  179. Salomão Sant anna 3 de março de 2017 Reply
  180. Edmilson Jardim 5 de março de 2017 Reply
  181. Veruska Ferreira 19 de março de 2017 Reply
  182. EDUARDO BATISTA DE OLIVEIRA 28 de março de 2017 Reply
  183. Alexandre 2 de abril de 2017 Reply
  184. Adriano 10 de maio de 2017 Reply
  185. Marcos 18 de maio de 2017 Reply
  186. Romaro 24 de maio de 2017 Reply
  187. Leadro 11 de agosto de 2017 Reply
  188. ALEXANDRE DOS ANJOS 25 de outubro de 2017 Reply
  189. joseoliveira 4 de novembro de 2017 Reply
  190. Claudia 23 de novembro de 2017 Reply
  191. JOSE CARLOS 24 de novembro de 2017 Reply
  192. Henrique Roberto do Nascimento 22 de dezembro de 2017 Reply
  193. Mariana de las Mercedes 7 de fevereiro de 2018 Reply
  194. M 13 de fevereiro de 2018 Reply
  195. ROGÉRIO DA SILVA VIANA 17 de fevereiro de 2018 Reply
  196. Edmilson Francisco 22 de fevereiro de 2018 Reply
  197. fausto andrade de castro 9 de março de 2018 Reply
  198. osmar junior 6 de abril de 2018 Reply
  199. Inacio 6 de abril de 2018 Reply
  200. Gustavo 10 de maio de 2018 Reply
  201. Miro 4 de junho de 2018 Reply
  202. fernando roberto fernandes 9 de julho de 2018 Reply
  203. Donatan Jecson Leandro 25 de julho de 2018 Reply
  204. Osmar dos anjos 16 de setembro de 2018 Reply
  205. Paulo 27 de setembro de 2018 Reply
  206. Daniel 8 de outubro de 2018 Reply
  207. Jônatas de Sá Soares 26 de novembro de 2018 Reply
  208. Ricardo 1 de janeiro de 2019 Reply
  209. Marino I Windberg 3 de janeiro de 2019 Reply
  210. Rogério Nacur 27 de janeiro de 2019 Reply
  211. dalmir 30 de janeiro de 2019 Reply
  212. Sueli de Sousa Soares pais 12 de fevereiro de 2019 Reply
  213. Jairo Ribeiro 4 de março de 2019 Reply
  214. Ricardo Milla 4 de março de 2019 Reply
  215. antonio 14 de abril de 2019 Reply
  216. Clécio Góes 15 de abril de 2019 Reply
  217. leandro soares 29 de abril de 2019 Reply
  218. Fernando Hollanda 11 de maio de 2019 Reply
  219. MARIA 27 de maio de 2019 Reply
    • Sergio Schaab 12 de novembro de 2019 Reply
  220. Weder 24 de junho de 2019 Reply
  221. Douglas 1 de março de 2020 Reply
  222. paula 8 de outubro de 2020 Reply
  223. Luiz Neto 26 de julho de 2021 Reply
  224. arlen amaral 25 de agosto de 2021 Reply
  225. valquiria 8 de setembro de 2021 Reply
  226. FERNANDO LORENZATO 15 de janeiro de 2022 Reply
  227. Vilson 18 de janeiro de 2022 Reply
  228. Marcos 12 de abril de 2023 Reply
  229. robson 1 de julho de 2023 Reply
  230. Paulo Castro 10 de julho de 2023 Reply

Faça seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.