Roçadeiras e EPIs – O que você precisa saber

Depois de ter visto as melhores práticas de como operar sua roçadeira (se não viu, só clicar aqui), agora vamos falar de segurança para o uso da sua roçadeira.

Importante salientar que essas recomendações não são necessidades para profissionais da jardinagem, principalmente os que lidam com produtos químicos, mas sim para quem irá operar uma roçadeira ou até uma motosserra, salvo alguns detalhes que você entenderá lendo abaixo.

Primeiramente é bom pensar que a roçadeira está a todo o tempo lançando objetos no ar, como a própria vegetação ou pequenas pedras. Esses objetos podem atingir você ou outras pessoas e animais que estiverem por perto, portanto, muito importante que pessoas sem a devida proteção não fiquem por perto, bem como animais domésticos ou até mesmo objetos que possam ser danificados, como portas de vidro ou o seu carro, por exemplo.

  • Óculos de Proteção e Viseira

Começando pelo mais importante, seus olhos devem ser sua primeira preocupação. Não pense que só por estar atrás do equipamento que não existe possibilidade de ser atingido. Existem diversos modelos de EPI s (Equipamentos de Proteção Individual), desde óculos de proteção até viseiras para seu rosto inteiro. Como no exemplo abaixo:

oculos-de-protecao-rocadeira-viseira-protecao-rocadeira

  • EPI Auricular (Ouvidos)

A grande maioria das roçadeiras são equipadas com motor a gasolina 2 tempos (Veja Exemplo Aqui), por ser um motor com mais torque, ou seja, mais força comparado com o modelo de 4 tempos (Exemplo Aqui). Com isso, as roçadeiras geralmente emitem bastante ruídos, e se você planeja passar uma manhã inteira roçando sua propriedade, pode ser que fique com aquele zumbido no ouvido depois que terminar. Pois bem, esse zumbido significa que seus ouvidos podem ter sido prejudicados e deve ser motivo para atenção, e é aí que entram os modelos de protetor auricular ou abafador de ruídos (confira um exemplo aqui).

Todos os EPIs para ruídos tem uma classificação que é chamada de Nível de Atenuação de Ruídos, que deve ser considerada no momento de compra de seu Protetor Auricular ou Abafador de Ruídos. Como estamos tratando de Roçadeiras, as quais têm um nível de ruído em torno de 100db, um EPI com atenuação de 15db já evita danos (85db é o nível seguro para uma exposição prolongada).

Entenda que estamos aqui fazendo uma estimativa para uso não profissional, com base em uma  média de emissão de ruídos. Caso você trabalhe diariamente com o equipamento, é importante que você saiba o nível de ruído para escolher qual EPI melhor se encaixa ao seu tipo de trabalho.

Importante também salientar que você deverá estar usando seu protetor durante TODO o tempo que estiver operando sua roçadeira, isso porque, quando você usa o protetor, seu ouvido faz mais esforço pra escutar tudo, ou seja, se você tira o protetor no meio da operação, mesmo que por pouco tempo, seu ouvido estará mais exposto.

  • Luvas

A lógica para suas mãos é a mesma usada para o seu rosto, ou seja, é a parte que ficará exposta e que pode ser atingida por todos os objetos que o aparelho de corte da sua roçadeira encontrar pelo caminho. E acredite, se uma pedra pegar em sua mão, ela vai te machucar.

Nós recomendamos que na hora de escolher sua luva, considere comprar um material resistente, como luvas de Raspa/Couro (Veja Exemplo Aqui).

  • Pernas e Pé

Essa é a região que mais vai “sofrer” se estiver exposta. Já encontramos até vídeos de pessoas testando sua roçadeira de bermuda, o que beira a loucura, pois, apesar de todas as roçadeiras terem uma proteção próxima ao aparelho de corte, alguns resíduos acabam passando e encontrando o próximo obstáculo, que em muitos casos é você.

Então quer dizer que eu preciso de uma proteção específica? Na verdade, não necessariamente. Muitas pessoas usam apenas uma calça grossa com bota ou tênis também reforçados e não têm problema algum. Se você estiver procurando proteção adicional, existem modelos de Perneiras, também de Raspa (veja aqui), que com certeza vão te proteger de qualquer objeto. No fim, se não quiser se machucar, esqueça o chinelo e a bermuda na hora de usar sua roçadeira.

 

Como pode ver abaixo, existem também modelos de EPI 3 em 1, com viseira, abafador de ruído e capacete. Esse equipamento é especialmente útil para quem vai trabalhar com motosserras, pois já protege também sua cabeça contra galhos e outros objetos que possam atingir.

epi-capacete-abafador-protetor-facial-ledan

 

 

Por enquanto é isso, novamente, não temos a intenção de falar absolutamente tudo sobre Equipamentos de Proteção, até porque esse é um assunto bem extenso e que poderá, inclusive, render outros artigos sobre o assunto.

Algo não ficou claro? Achou que faltou algo? Tem alguma dúvida?

Basta comentar abaixo que nós respondemos para você!

12 Comments

  1. Priscila 10 de janeiro de 2016 Reply
    • Priscila 10 de janeiro de 2016 Reply
      • Adriano Martins 7 de junho de 2022 Reply
  2. Osana 20 de fevereiro de 2016 Reply
    • Cláudio 30 de março de 2016 Reply
  3. Marielso 31 de março de 2016 Reply
  4. Rogerio 15 de junho de 2016 Reply
  5. Alex Lima 22 de novembro de 2016 Reply
  6. CLÁUDIO PEREIRA ROCHA 24 de janeiro de 2018 Reply
  7. Tatiane Soares Vieira 15 de junho de 2018 Reply
  8. Jorge 15 de agosto de 2018 Reply

Faça seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.